segunda-feira, 26 de maio de 2014

COLOQUE NA CABEÇA: FOCO!

É verdade, que chegar ao sucesso não é o caminho mais fácil a se percorrer. Encontramos várias armadilhas, obstáculos e encruzilhadas perigosas no meio do caminho. Mas, mesmo com tamanha dificuldade, com vários "nãos", erros e derrotas, nada deixará nos abalar se tivermos foco.

A palavra foco já diz tudo. É o centro. De onde parte as idéias, de onde começa o foco de luz de uma lanterna. É o princípio para ter uma direção, um caminho, ou seja, um objetivo.

Na maioria das vezes, temos uma direção bem certa de onde queremos chegar. Mas também, na maioria das vezes, nem sempre onde queremos caminhar, será exatamente onde iremos percorrer. Para chegar no objetivo, que esse não será o final, pois sempre terão outros, a vida nos surpreenderá com várias novidades, que podem inclusive estarem em desacordo com o nosso propósito. Que na verdade, acredito eu, nada está em desacordo. Tudo, onde quer estejamos, está alinhado com a nossa busca. Seja esse direto ou indiretamente. Bastamos perceber o nosso dia-a-dia e tirar aproveito do que estamos vivendo naquele momento. Tenho certeza que, de alguma forma acrescentará para o sucesso.

Brasileiro que sou, tenho muitos exemplos de sucesso, mas que tiveram que ter muito foco para conseguir alcançá-lo. E o maior exemplo são os jogadores de futebol, como: Ronaldo, Romário e Neymar. Esses, que grande parte tiveram a vida na pobreza, tendo que trabalhar em outras áreas, não tendo condições de ir treinar, literalmente suando para poder chegar a vestir a camisa dos melhores times do mundo e, posteriormente, jogar com a camisa verde e amarela da Seleção Brasileira.

Ao mesmo tempo, sabemos também que grande parte desses craques, se quer conseguem chegar a um clube mediano. É verdade. Mas será que é apenas por falta de foco? Sim. O foco, na verdade, não existe só um. Para alcançar o objetivo, ou seja, o sucesso, existem vários focos no meio do caminho. Falando do jogador de futebol, talvez jogar bem seja o menos relevante para o êxito da profissão. Estar no lugar certo, ir até as pessoas certas, estudar e pesquisar o melhor caminho, são exemplos de focos que o atleta tem que ter. Convenhamos, que a probabilidade do moleque no interior do Acre, chegar a um grande clube, é bem menor que o garoto que mora no Rio de Janeiro ou São Paulo, por exemplo.

Na verdade, dependendo do que traçarmos podemos mudar qualquer probabilidade. Não importa onde estamos ou quem somos. O objetivo somado ao foco, vence qualquer barreira para alcançar o sucesso. O garoto de São Paulo, se jogar bem e ficar brincando de vídeo game, se quer jogará na várzea. Mas o garoto do interior, com a sua força de vontade e mirando cada foco, sem dúvida as chances serão muito maiores.

Como disse, nada é por acaso e tudo tem um propósito. Talvez o seu foco seja um, e por algum motivo se desvirtua ou vai por um caminho totalmente oposto. Mas se o foco existe, em algum momento será alcançado.

Sendo assim, também é verdade, que com foco pode ser muito mais fácil obter o sucesso.

Lucas Moreira

Nenhum comentário: