terça-feira, 2 de novembro de 2010

A DEMOCRACIA DOS BRASILEIROS


No período de 1964 à 1985 brasileiros da época viveram um período de Ditadura Militar. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.

Em 1985 era o fim do regime militar e os primeiros passos para a redemocratização. Sendo aprovado somente em 1988 uma nova constituição para o Brasil e apagando os rastros da ditadura militar.

Após a ditadura os brasileiros souberam ultilizar muito bem a democracia. Primeiramente com o impeachment de Collor em 1992, passando pelo Plano Real de 1994 com Itamar Franco na presidência e Fernando Henrique Cardoso como Ministro da Fazenda, tornando-se no mesmo ano eleito presidente do Brasil e ficando oito anos no poder até 2002.

Após dois mandatos no poder FHC não poderia mais tentar a reeleição, colocando então, Serra para ser o seu sucessor e disputar à presidência com Lula do PT.

Nesse mesmo ano aflorou a democracia do povo brasileiro, elegendo Lula, um ex-sindicalista, sem formação escolar, tendo disputado ao cargo de Presidente da República nos anos de 89, 94 e 98.

Mostrava-se então que os brasileiros queriam a renovação, o novo, "arriscar" em um homem que tinha o mesmo perfil e vivência da maioria da população desse País.

Lula conseguiu a reeleição em 2006 diante de um outro candidato do PSDB, mas desta vez não seria Serra e sim Alckmin.

Lula então, não poderia se reeleger em 2010 e fez o que FHC havia feito em 2002, colocando um candidato para sucedê-lo. Sendo assim, escolheu Dilma Rousseff que iria disputar com Serra-PSDB, o mesmo que Lula havia derrotado em 2002.

Mas ao contrário de FHC, Lula conseguiu eleger a sua sucessora. Tornando-se um feito histórico, sendo a primeira mulher presidente do Brasil. Dilma e o "lulismo" mostraram mais uma vez nas urnas, o reflexo da democracia e que o povo brasileiro quer a continuação da renovação. Seja homem ou mulher.

"Não há democracia política que resista a tão dramáticas diferenças sociais. O agravamento das desigualdades é um convite às soluções de força." (Luíz Inácio Lula da Silva)

Lucas Moreira

2 comentários:

Anônimo disse...

mt bom o análisis feito e a frase do Lula

Anônimo disse...

ótimos argumentos e conteúdos! Parabéns, o blog está de alto nível!!!