segunda-feira, 19 de maio de 2014

COMENDO ESTRATÉGIA

Vivendo em período de Copa do Mundo, é natural vermos estratégias e mais estratégias.

Empresas de refrigerante, de cerveja, de automóveis, bancos e, principalmente, as agências de publicidade, ficam enlouquecidos para poder fisgar os consumidores e alavancar a receita da companhia.

Eu fui fisgado por uma.

O Mc Donald's, o colosso do fast-food mundial me pegou de jeito. Como costuma fazer de quatro em quatro anos, lançou em tvs, jornais, sites, blogs, redes sociais, rádio, entre outros veículos, uma bela campanha apresentando os seus lanches, que levam o nome das seleções participantes da Copa. Lembrando, que foi divulgado em todos os canais no mesmo dia. Como não prestar atenção? Onde quer que eu estava, lá vinha o Mc me apresentando a sua mais nova estratégia.

Não bastasse, o mais interessante. Me deparei dentro de uma lanchonete da rede, respectivamente comendo aquela deliciosa estratégia.

Talvez essa, seja a primeira vez que prestei atenção em todos os passos. Desde da campanha até a última mordida do lanche. Onde parei para refletir, e cheguei a conclusão de que estamos aptos a cair em várias estratégias diariamente. Na qual, a empresa que melhor se posicionar no mercado, consegue fisgar o velho, mas exigente consumidor.

Portanto, seja qual for a área em que atuamos, independente se somos donos ou não de uma empresa, a estratégia é fundamental para o êxito da conquista. Analisar, planejar e executá-la deve fazer parte do cotidiano das pessoas. O simples fato de querer casar, aumentar a família, escolher um curso, procurar emprego ou abrir o próprio negócio, pode trazer insucesso caso não tenha um bom planejamento estratégico.

São por esses e outros motivos, que muitas empresas não conseguem atingir o sucesso. Empreendedores empolgados emocionalmente, ou por falta de conhecimento, só pensam em executar o negócio, invés de planejar e colocar em prática a estratégia. Por isso que o Mc Donald's tem resultados positivos. Pensando no meu caso, a rede planejou, executou e me fisgou.

Por isso, se todas os empreendedores buscassem na estratégia o poder de fogo para alcançar o sucesso, mataria a fome emocional.

Lucas Moreira

Nenhum comentário: